Em busca da intensificação da produção brasileira de maneira sustentável, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou, no mês de maio de 2023, uma série de reuniões durante sua agenda em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, visando parcerias com outros países para cooperações técnicas e financiamentos de programas que estão sendo desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Após a participação no primeiro dia do AIM for Climate Summit, Fávaro se reuniu com o Assessor Especial para o Clima dos Estados Unidos, John Kerry, dando sequência à reunião realizada na sede do Mapa em fevereiro, para cooperação científica, tendo em vista a liderança do Brasil na agricultura tropical. Ainda, tendo em vista as mudanças climáticas, o ministro apresentou os programas que têm foco na intensificação da produção de forma sustentável.

Em reunião com o Secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Tom Vilsack, foi tratada a possibilidade de ampliação de acesso aos produtos brasileiros, como lima ácida e etanol, além de estabelecer as parcerias para realização de pesquisas por meio da Embrapa.

As oportunidades para o agronegócio brasileiro também foram assunto do encontro com o chairman da Archer Daniels Midland (ADM), Juan R. Luciano. Considerado um dos gigantes do agronegócio norte-americano, o conglomerado é responsável pela operacionalização de cerca de 270 fábricas de transformação de grãos de cereais em todo o mundo.

 

Reuniões bilaterais

Entre as reuniões bilaterais realizadas pela equipe do Mapa durante agenda nos Estados Unidos, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o vice-ministro da Agricultura, Meio-Ambiente e Qualidade dos Alimentos dos Países Baixos, Jan-Kees de Goet para apresentar os projetos do Brasil de intensificação da produção de alimentos de forma sustentável, com baixa emissão de carbono e sem desmatamento.

Já a reunião com o ministro da Agricultura da Dinamarca, Jacob Jansen, tratou da possibilidade de financiamento para a conversão de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis, medida que pode até dobrar a atual área de plantio do Brasil.

 

Fonte: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/ministro-favaro-busca-parcerias-para-a-agropecuaria-brasileira-com-estados-unidos-holanda-e-dinamarca