Cada vez mais frequente e se espalhando rapidamente por todo território nacional, o uso de ferramentas digitais voltadas ao segmento do agronegócio tem auxiliado produtores, técnicos, agrônomos, veterinários e zootecnistas no dia a dia.

De modo geral, a tecnologia ajuda a melhorar o gerenciamento das atividades e aumentar a produtividade.

As chamadas “Ag Techs” – startups que aplicam tecnologia ao agro - desenvolvem diversos aplicativos que facilitam a vida dos produtores.

Para evitar desperdícios e trazer economia, mostra de forma fácil e prática nos seus tablets e smartphones:

  • previsão do tempo,
  • visualização e criação de mapas customizados de propriedades rurais,
  • identificação de pragas,
  • pulverização da lavoura,
  • as informações técnicas sobre as culturas,
  • o cálculo para a utilização precisa de fertilizantes e de sementes,
  • cotação do mercado,
  • gerenciamento de equipamentos,
  • monitoramento de sistemas de irrigação,
  • aluguel de máquinas e implementos agrícolas
  • gestão pecuária (animais e pastagens)

Antes restritos às grandes fazendas, os avanços tecnológicos se tornam cada dia mais comuns também em propriedades menores, fazendo com que os produtores rurais estejam ainda mais antenados aos benefícios que podem obter em seus negócios.

Selecionamos vários “Top Apps” de otimização agrícola e agrupamos nessa lista:

 

1. AccuWeather

O AccuWeather é um dos melhores e mais conhecidos apps para previsão meteorológica. Além da previsão do tempo precisa, relatórios ao vivo e alertas de chuvas, apresenta funcionalidades adicionais como: previsão local, alerta de tempestade, avisa sobre situações meteorológicas graves, previsão estendida para 15 dias, previsão em tempo real. O aplicativo se tornou uma ferramenta de uso diário em lavouras e na pecuária.

 

2. WebGIS

O WebGIS é uma plataforma de visualização de mapas e dados no campo. Permite a criação de mapas customizados da propriedade e pode ser utilizado para potencializar a gestão agrícola com uma organização melhor das áreas cultiváveis.

A utilização do app é aprimorada com uma série de possibilidades de incremento nos mapas produzidos. Desse modo, podem ser incluídos talhões, falhas, imagens de satélite e muito mais.

 

3. Adama Alvo

Um dos mais apontados nas pesquisas entre os apps essenciais para quem lida com agronegócio é o Adama Alvo.

O aplicativo que está disponível para as culturas de milho, soja, trigo, algodão, cana-de-açúcar e café, ajuda a identificação de pragas no campo (insetos, ervas invasoras e doenças) por meio de um extenso banco de imagens e informações sobre as principais ameaças às lavouras brasileiras. Nesse sentido, oferece dados sobre a importância econômica, a biologia e o ciclo de vida, além de apontar o tratamento indicado.

No caso de o produtor não encontrar a praga que está em sua produção, pode enviar uma foto pelo app que uma equipe de Engenheiros Agrônomos ajudará na sua identificação.

O acesso ao banco de dados pode ser realizado totalmente offline. Desse modo, o produtor, em qualquer tempo e lugar, pode avaliar o assunto que deseja identificar e resolver. Ainda conta com funcionalidades complementares como um módulo de notícias e de previsão do tempo.

 

4. IZagro

O IZagro é um aplicativo bem completo. Nele, o produtor pode cadastrar sua propriedade e selecionar as culturas com as quais opera. A partir daí, terá disponível offline informações técnicas sobre cada cultura que definiu.

Um recurso muito interessante é que o produtor pode realizar orçamentos gratuitos de insumos para suas lavouras. O app faz uso de um imenso banco de dados referenciados pela posição geográfica da propriedade a partir dos dados do cadastro.

Além disso, orienta quanto aos produtos mais recomendados para pragas e doenças da cultura específica. O produtor poderá ver manifestações de outros usuários e dispor de um canal de comunicação com Engenheiros Agrônomos. O app também oferece um simulador gratuito de seguros agrícolas.

 

5. AEGRO

Assim como o anterior, o AEGRO é um dos apps de gerenciamento rural mais baixados e mencionados em listas. Destaque para a simplicidade no modo de usar, o que facilita a vida do produtor que ainda não tem tanta habilidade com tecnologia. Ele conta com funcionalidades para planejamento e orçamentos de safras, monitoramento de pragas, controle de estoque, controle de custos e muitas outras.

Interessante destacar a facilidade de fazer anotações no campo, registrar imagens e georreferenciá-las para posterior localização. Assim como os melhores aplicativos disponíveis, todos os seus recursos funcionam no modo off-line, ou seja, você pode utilizá-lo mesmo sem internet.

 

6. AgroMercado

Além de ficar por dentro do tempo, o produtor rural precisa ficar atento às cotações agropecuárias. E com o AgroMercado, é possível acompanhar a maior parte delas com atualizações diárias de centenas de itens.

Assim, o produtor pode ter rápido acesso à maioria das cotações agrícolas brasileiras, além de informações de pecuária (bovinos, suínos e frangos). É bem mais prático que ter que navegar pela internet atrás dessas informações.

 

7. General do Campo

Voltado para a gestão de equipamentos agrícolas, o General do Campo é um app que funciona como uma calculadora para auxiliar os processos de mecanização agrícola. Tem diversas equações próprias para os cálculos necessários às regulagens das máquinas agrícolas.

Com o General do Campo, as diversas operações realizadas em todas as fases da lavoura podem ser calculadas com segurança. Assim, do plantio à colheita, passando pela produção de feno, rendimento dos tratores e muito mais.

 

8. FieldNET

FieldNET® coloca você no controle total dos sistemas de irrigação. Como sua ferramenta totalmente integrada no manejo de irrigação remoto, permitindo visualizar e controlar seus sistemas de praticamente qualquer lugar. Tudo isso acrescenta-se a menos tempo no campo, a utilização mais eficiente dos recursos e maior controle de sua operação.

 

9. Alluagro

É um aplicativo que funciona como um marketplace de locação de máquinas e implementos agrícolas. Sua principal função é conectar prestadores de serviços a produtores interessados na locação desses equipamentos.

Funciona como um Uber do agronegócio, utilizando a geolocalização para diminuir os custos logísticos e a ociosidade de máquinas agrícolas.

 

10. Custo Fácil

Ferramenta disponibilizada pela Embrapa, o aplicativo é voltado para criadores de suínos e aves que conta com facilidades para estimar o custo da produção de frangos de corte, suínos em creche e produção de leitões. Também oferece relatórios e gráficos com o histórico da receita bruta e o custo total da criação.

O Custo Fácil é um app simples e de uso muito fácil para auxiliar a gestão da granja.

 

11. Jetbov

O Jetbov é um app de gestão pecuária que registra todo tipo de informação sobre os animais da propriedade, como peso, vacinas, procedimentos veterinários e lote. Mais eficaz que um caderno de anotações, ele agiliza os processos do setor.

Para acompanhar o desenvolvimento dos animais como ganhos de peso e taxas reprodutivas, entre outros, pode-se fazer uso dos relatórios inteligentes disponibilizados. Por sua vez, simuladores de venda e controle de custos tornam a gestão da fazenda muito mais fácil.

 

12. Pasto Certo

Outro aplicativo voltado para a pecuária, o Pasto Certo é um app com informações completas sobre os principais tipos de pasto do país, os cuidados e a melhor utilização de cada um deles. É mais um produto desenvolvido pela Embrapa.

Com ele é possível dispor na palma da mão das características das principais cultivares de forrageiras que foram desenvolvidas pela Embrapa, assim como outras de domínio público. Dessa forma, podem ser feitas comparações entre cultivares e proceder à escolha mais adequada para cada caso.

 

Observando as principais listas de aplicativos, acreditamos que esses sejam boas escolhas pensando na usabilidade e capacidade de resolução de problemas.

Importante lembrar que os melhores programas e ferramentas sempre vão ser aqueles que trazem soluções de forma simples e eficaz. O usuário precisa se sentir confortável e ajustar as funcionalidades ao seu perfil.

 

Fontes:

https://blog.jacto.com.br/20-aplicativos-de-agricultura-que-voce-precisa-ter-no-celular/

https://pt.linkedin.com/pulse/os-20-melhores-aplicativos-para-o-agroneg%C3%B3cio-castro

https://www.fertisystem.com.br/m/blog/60d36d1d6d1be043ca6bffb5/5-aplicativos-para-agricultura-que-melhoram-o-trabalho-do-produtor-rural

https://sebraemg.com.br/12-aplicativos-para-o-agronegocio/