Neste artigo vamos te ajudar a escolher seu próximo destino através do intercâmbio agrícola!

Seja para os Estados Unidos, Holanda ou Dinamarca, tenha certeza, será uma experiência incrível.

Continue lendo para conhecer todos os detalhes dos programas!

 

1) ESTADOS UNIDOS

O berço dos programas de intercâmbio agrícola e um dos países que mais recebe estagiários do agro no mundo! Apesar de ter extensões continentais e possuir Estados bem diferentes uns dos outros, o país americano ainda é muito requisitado pelos nossos candidatos e isso se aplica a estudantes e graduados não só do Brasil. Isso faz com que a concorrência seja bem grande para as vagas oferecidas.

Diferente dos programas da Europa, os americanos exigem que os participantes apresentem bastante experiência prática dentro das áreas de atuação.

As principais áreas em que temos fazendas e empresas agrícolas parceiras nos Estados Unidos são:

  • Suinocultura; Bovinocultura de Leite; Bovinocultura de Corte; - Equinocultura;
  • Fazenda Mista (lavoura e pecuária);
  • Processamento de alimentos (carne, derivados do leite etc.)
  • Horticultura (incluindo estufas); Fruticultura; Floricultura; Viticultura / Enologia;

As contratações que envolvem animais, acontecem ao longo do ano todo. Já as áreas agronômicas têm um índice maior de contratação a partir de fevereiro que é o fim do inverno nos Estados Unidos. Nesse momento já é importante estar inscrito e visível aos contratantes.

Com o decorrer dos anos, nós expandimos bastante nossa carteira de fazendas nos Estados Unidos, com isso teremos várias oportunidades. São aceitas inscrições de estudantes e graduados dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Agrícola. E caso você não tenha formação, mas tenha cinco anos ou mais de experiência, também pode aplicar.

Esteja com o inglês afiado. Para esse programa pede-se o nível intermediário – o que é bem tranquilo de ser atingido se você estudar com dedicação, praticando muito a conversação.

A remuneração do nosso programa de intercâmbio agrícola nos EUA, é um grande diferencial em relação a outros programas, pois você receberá por hora de acordo com o salário do estado, e sem descontos e mensalidades. Apenas terá que pagar os impostos!  Em média, você irá trabalhar 44 horas semanais, o que somará por volta de 1500 dólares, com possibilidades de realizar horas extras podendo ganhar até mais de 3000 dólares mensais.

Você poderá optar por um contrato de até 12 meses, e terá um período de férias de mais 30 dias ao concluir o seu estágio para desfrutar das viagens.

É um excelente programa principalmente para quem já se formou e obteve contato com manejo prático por alguns anos. Pensando nisso, os parceiros aceitam aplicações de candidatos com até 35 anos de idade.

 

2) HOLANDA

Pequeno gigante do agro, a Holanda, apesar de ser bem menor em extensão territorial, ainda figura como um dos maiores mercados exportadores de alimentos do mundo. São diversos setores agropecuários que se destacam no país europeu, como Horticultura e Fruticultura, Bovino de Leite e, claro, Floricultura! Esse destino vem ganhando os corações dos nossos candidatos. Muito porque está bem localizado e é extremamente fácil de visitar vários países da Europa durante a sua estadia.

Diferente dos Estados Unidos, esse programa não exige que os candidatos tenham experiência prévia para se inscrever. Então é uma oportunidade excelente para os universitários, a partir do segundo ano de graduação em embarcar numa primeira jornada internacional e atuando na área profissional que gosta.

As principais áreas em que temos fazendas e empresas agrícolas parceiras na Holanda são:

  • Bovinocultura de Leite; Laticínios,
  • Fazenda Mista (lavoura e pecuária);
  • Horticultura (incluindo estufas); Fruticultura sendo a maioria berries; Floricultura (maioria campos de tulipas);

 
As contratações que envolvem animais, acontecem ao longo de todo ano. Já as áreas agronômicas têm um índice maior de contratação maior a partir de Março que é o fim do inverno na Holanda. Nesse momento já é importante estar inscrito e visível aos contratantes.

São aceitas inscrições de estudantes ou recém-formados até 6 meses dos cursos de Agronomia, e Zootecnia de até 27 anos de idade.

O inglês tem que estar na ponta da língua. Para esse programa também se pede o nível intermediário – e como já dissemos, é só se dedicar e praticar bastante a conversação.

A remuneração deste programa é de 400 euros, e os empregadores oferecem alojamento e alimentação. Você poderá optar por um contrato de 3 ou 6 meses e terá sempre as folgas para desfrutar das viagens.

É um excelente programa principalmente para quem ainda está na faculdade ou acabou de se formar e ainda não tem experiência prática.

 

3) DINAMARCA

Sem dúvidas o programa que com o melhor custo-benefício que temos por aqui! Se você pretende estar bem localizado na Europa, perto de belas praias e paisagens incríveis, a terra dos antigos vikings é o lugar. As chances de aceitação são excelentes, pois a Dinamarca é um dos países que mais demandam colocações e contratações estrangeiras para o setor agrícola. E a exemplo da Holanda é um programa feito para os universitários, pois não exige experiência prática anterior e você pode aplicar desde o segundo ano até um pouco antes de se formar. Então não deixe para o último semestre!

Na Dinamarca os grandes destaques são para as áreas de Suinocultura, Gado de Leite, Horticultura e Flores – bem parecido com a Holanda, porém além dos cursos de Agronomia, e Zootecnia, também podem se inscrever estudantes de Veterinária. Todos com até 27 anos de idade.

Reforçando, o inglês é primordial. Para esse programa será exigido que você atinja o nível intermediário em um teste de Cambridge, mas é supertranquilo. Vou deixar um link na descrição do vídeo no Youtube para você fazer o simulado e verificar sua pontuação. Pratique bastante a conversação, essa é a chave!

A remuneração deste programa fica em média 900 euros. Você poderá optar por um contrato de 12 ou 18 meses e terá sempre as folgas para visitar outros países da Europa!

Assim como a Holanda é um excelente programa para quem ainda está na faculdade e ainda não tem experiência prática. Além disso, a Dinamarca é um programa muito bem referenciado por nossos candidatos, quando o assunto é trabalho na prática e experiência de alto padrão!

 

E ai, conseguiu se decidir? Já começou a se imaginar morando fora do Brasil e viajando por lugares incríveis, através do seu trabalho e com seus próprios recursos? Fantástico, né?

Se você chegou até aqui, nosso muito obrigado! Continue acompanhando nosso blog para não perder esses conteúdos sobre os programas de intercâmbio!