A suinocultura é uma indústria de grande importância global, fornecendo carne suína para milhões de pessoas em todo o mundo. Com uma enorme variedade de raças de suínos disponíveis atualmente, os produtores têm uma gama de opções para escolher, levando em conta as características de cada raça, como produção de carne, qualidade da carne, resistência a doenças e adaptação ao clima local.

 

 

Vamos explorar algumas das principais e mais populares raças de suínos e seus países produtores antes de abordar as criações suínas na Dinamarca.

 

Landrace: Originária da Dinamarca, a raça Landrace é conhecida por sua alta produtividade e excelente qualidade de carne. Ela é facilmente reconhecida por suas orelhas longas e caídas. A Landrace é amplamente criada em países escandinavos e em outras regiões com climas mais frios.

Large White (ou Yorkshire): Originária da Inglaterra, a raça Large White é famosa por sua habilidade em converter alimentos em carne magra de alta qualidade. Seu tamanho grande e temperamento dócil a tornam uma escolha popular em muitos países ao redor do mundo.

Duroc: Originária dos Estados Unidos, a raça Duroc é amplamente criada devido à sua carne marmorizada e saborosa. Seu pelo é de cor vermelha escura e possui excelente capacidade de ganho de peso.

Hampshire: Outra raça americana, a Hampshire, é conhecida por sua boa taxa de crescimento e carne saborosa. Suas características físicas incluem um corpo preto com uma faixa branca ao redor do meio e patas brancas.

Pietrain: Originária da Bélgica, a raça Pietrain é famosa por sua alta taxa de crescimento e excelente rendimento de carne magra. Sua aparência distintiva apresenta manchas pretas em um fundo branco.

Berkshire: Originária do Reino Unido, a raça Berkshire é conhecida por produzir carne suculenta e marmorizada. Sua pelagem é preta com manchas brancas nas patas, focinho e cauda.

Meishan: Originária da China, a raça Meishan é conhecida por sua alta prolificidade e habilidade materna. Sua carne é saborosa e suculenta.

Pietrain: Originária da Bélgica, a raça Pietrain é famosa por sua alta taxa de crescimento e excelente rendimento de carne magra. Sua aparência distintiva apresenta manchas pretas em um fundo branco.

Mangalitsa: Originária da Hungria, a raça Mangalitsa é caracterizada por sua pelagem encaracolada e lã, parecendo um pouco com ovelhas. Sua carne é altamente valorizada por chefs gourmet devido ao alto teor de gordura intramuscular, tornando-a especialmente saborosa.

 

Observe que algumas dessas raças são criadas em vários países, e a lista acima inclui apenas alguns dos países mais conhecidos na produção de suínos dessas raças. Além disso, algumas raças podem ser produzidas em outros países que não estão incluídos na lista.

No Brasil, atualmente, as principais raças de suínos utilizadas são Landrace, Large White, Duroc e Pietrain, sendo que mais de 90% da composição racial dos suínos de abate baseia-se nessas três raças. Outras raças que têm sido utilizadas em menor escala são Berkshire, Yorkshire, Tamworth, Wessex, entre outras.

Além dessas, o Brasil também possui outras raças como a Piau, que é uma raça nativa do país e é valorizada por sua rusticidade e adaptação a diferentes climas. A produção de suínos é um importante setor agroindustrial, e as raças mencionadas anteriormente são as mais comuns e bem estabelecidas na criação.

 

 

A Dinamarca é conhecida por sua produção de suínos altamente tecnificada, concentrada em grandes empresas, com uma forte ênfase em questões ambientais e de bem-estar animal. As raças têm como característica o alto rendimento, carne de boa qualidade e eficiência de produção. O país também é líder em pesquisa e desenvolvimento de novas raças.

 

 

Na Dinamarca, a raça Landrace é muito popular, com uma carne mais magra e uma aparência mais alongada. Além disso, por lá, há uma maior preocupação com a seleção genética, resultando em animais com uma melhor conversão alimentar e uma maior resistência a doenças. As principais raças são: Landrace, Yorkshire, Duroc, Large White, Tamworth, Berkshire, Pietrain e Estonian Bacon.

 

Perceba que as principais raças são comuns entre os dois países. Landrace e Duroc foram as mais citadas pelos nossos intercambistas na Dinamarca. Provavelmente serão as que vocês terão mais contato durante os estágios.

Mesmo como algumas semelhanças, há diversos sistemas de criação e raças diferentes entre os países, porém, tanto o Brasil quanto a Dinamarca têm uma reputação de produzir carne suína de alta qualidade, com um sabor e textura únicos. A carne suína é um alimento importante em muitas culturas em todo o mundo e conhecer mais de um modelo de produção pode trazer inúmeras vantagens para os profissionais dessa área.

Em conclusão, a indústria de suinocultura é diversificada, com uma ampla gama de raças suínas disponíveis globalmente. A Dinamarca destaca-se como uma referência na criação de suínos de alta qualidade, graças ao desenvolvimento de raças adaptadas ao clima local e ao contínuo investimento em pesquisa e genética. A busca por eficiência e qualidade continua impulsionando a suinocultura dinamarquesa a novos patamares, contribuindo para o fornecimento de carne suína de excelência para o mercado mundial.

E aí, quais raças você já conhecia?