Salve, galera do meu heaaaaart! Como estão?! Esperamos que esse elo de comunicação que abrimos venha a agradar vocês e gostaríamos de dizer que ele não é, e nunca vai ser, um ambiente fechado, travado, pelo contrário, queremos que vocês sejam protagonistas do blog, que opinem, deixem críticas e sugestões para o melhorar os textos. O conteúdo é para vocês, “cês” que mandam nessa bagaçaaaa, hahahah! Vamo que vamo!

Hoje a conversa é sobre deixar o país. Vai visitar, morar fora por alguns meses ou definitivamente? Bora trocar uma ideia inicial sobre o assunto e tentar dividir algumas dicas para que esse processo seja tranquilo!

Esse prefácio é um resumão que serviria para qualquer saída do país, então não vamos aprofundar muito em determinados tópicos como “escolha do destino/ país da viagem”, iremos dedicar um dia especial para essa escolha, os melhores lugares, as tendências, enfim... tem muito assunto e muitos Km para explorar. O intuito maior desse papo de hoje é o planejamento financeiro. Yeah, baby... “Money, Money, Money, moooooney...Money” (leia cantando o tema de “O Aprendiz”, programa lá do Justus)! Desculpem a empolgada, mas o que é a vida sem uma descontraída né, migos!

O primeiro passo, obviamente, é a escolha do destino de viagem. Mas mesmo sendo algo óbvio, não é nada fácil decidir qual seu próximo país/cidade. Por isso mesmo dedicaremos um texto somente para falar sobre isso. Seguindo então, procure o máximo de informações sobre o lugar (aqui vale cultura útil e porque não inútil – tudo pode ajudar a fazer sua experiência ser mais agradável e única). Atente-se sobre as questões de visto, permanência, documentação, legislação e orientações de conduta social do país (afinal alguns países têm regras para a sociedade bem diferentes das que estamos acostumados por aqui, por exemplo: consumir bebida alcoólica depois de determinado horário em via pública ou ser pego jogando lixo na rua, enfim... falaremos mais sobre isso outro dia)! Informe-se também sobre dupla-cidadania e se for possível tire o quanto antes, mesmo que sua intenção inicial seja ficar brevemente no novo país. Procure ler muito e conversar com pessoas que estão viajando ou já visitaram o destino escolhido por você. Essas opiniões estão de monte em fóruns e comentários em sites como TripAdvisor. Dicas de quem já viveu a experiência na pele são sempre olhares diferenciados. Faça as contas, crie o hábito de colocar tudo no papel, se preferir adote uma tabelinha no Excel e vá inserindo os valores, para absolutamente todos os gastos que terá até sair do Brasil e pelo menos para um mês longe de casa. Uma dica valiosa (em termos de grana, literalmente), é garantir uma casa de família para se hospedar ou dar uma olhada no Airbnb. Depois desses e de outros conselhos que possamos ter deixado passar, vasculhe todos os sites de passagens aéreas, como Momondo, por exemplo, e compre a sua. Vale muito você dedicar um tempo e colocar alertas de ofertas de ocasião para conseguir preços melhores para um mesmo voo. 

10 dicas para planejar o financeiro para asua viagem internacional:

1- Abra uma conta-poupança para guardar seus recursos. Mesmo a poupança não sendo a melhor forma de rendimento no mercado financeiro, essa é uma maneira de você se policiar quanto à disciplina de economia e pode acompanhar sempre pelo seu celular o quanto poupou.

2- Corte gastos cotidianos dispensáveis. Diminua comer fora, cinema, segure suas saídas e gaste menos em festas, Happy-hours, evite promoções tentadoras, etc.)

3- Desapegue de coisas que não usa ou não vai mais usar como roupas, livros, games, móveis, decoração. Você estará prestes a entrar numa nova fase, praticamente tudo vai mudar, seu estilo jamais será o mesmo. Em alguns casos, se você possui carro, moto, lancha (hahah desculpa, vai que né) compensará se desfazer. O mesmo acontece com imóveis, se você tem, o ideal é procurar uma imobiliária de confiança e botar para alugar. Isso se tornará mais uma fonte de renda!

4- Procure e aceite trabalhos extras, seja na sua área de atuação/formação ou não. Nesse momento vale tudo para arrecadar um dinheirinho a mais.

5- Faça rifas de produtos que despertem desejo das pessoas e que podem lhe retornar uma boa quantia, como: garrafas de bebidas finas; cestas de café da manhã; eletrodomésticos; smartphones/tv.

6- Organize eventos que não lhe traga risco de prejuízo, arrecade dinheiro com a venda de convites; promova reuniões em casa com família e amigos sempre com a temática da cooperação para sua viagem – uma vaquinha de um jeito mais descontraído!

7- Se seu aniversário for antes da data de partida, e se você costuma ganhar presentes, é claro, dê um jeitinho de avisar as pessoas que prefere receber esse agrado em dinheiro. Pode ser meio desconfortável pensando friamente, mas explique de uma maneira carinhosa, que eles estarão ajudando a você realizar determinados sonhos dentro da sua viagem.

8- Além de trabalhar antes de sair do país, você pode deixar seu Linkedin atualizado e manter envios de currículos para o exterior. Assim você corre o “risco” de chegar lá e já ter um trampo legal te esperando.

9- Se você ainda não tem dotes culinários, aprenda pelo menos receitas básicas para evitar gastos tanto aqui antes de partir (isso vai diminuir suas saídas para comer fora), tanto quando estiver por lá. Outra dica que pode ajudar bastante é procurar saber quais são as comidas e preparos típicos (e baratos) da região que irá visitar ou morar, ou seja, descubra qual o “arroz e feijão” que eles comem todo dia! Assim você já vai treinando e se habituando com a culinária e consequentemente com a cultura local. São inúmeras lojas que dispõem de ingredientes, temperos e receitas estrangeiras, isso não será um problema. Vale olhar a sessão de receitas estrangeiras do site Comidas e Receitas.

10- Finalizando, minha gente. Faça sacrifícios para ser recompensado lá na frente. Antes de sair do país, saia da sua zona de conforto e descubra habilidades e qualidades que te ajudarão a se dar bem num país diferente do seu.