Olá pessoal! Meu nome é Lucas Padilha, sou gerente da matriz Work&Trip e hoje vim compartilhar com vocês um pouco do conhecimento que adquiri durante meus 5 anos recrutando e auxiliando intercambistas.

Está matéria vai principalmente para os estudantes e profissionais da agricultura e agropecuária que sonham em estagiar no exterior, mas ainda possuem insegurança e dúvidas sobre as etapas do processo.

Separei para vocês algumas informações e curiosidades sobre nossos programas de intercâmbio agrícola para você ficar por dentro e saber mais sobre esse tipo de intercâmbio que está ganhando cada vez mais popularidade atualmente. Vamos lá?

-

#01 Empregadores

Vocês sabiam que todas as fazendas/empresas cadastradas nos programas são credenciadas e certificadas para receberem os estagiários estrangeiros?

É isso mesmo, assim como os candidatos precisam de alguns pré-requisitos para participarem dos programas, todos os empregadores também devem seguir rígidas normas para serem hospedeiros. As principais delas são relacionadas a remuneração, trabalho, estrutura e até faturamento anual. Podendo haver multa e descredenciamento caso o descumprimento das normas seja identificado nas vistorias mensais pelos órgãos responsáveis.

Tudo isso acaba fazendo com que todos os empregadores sejam padronizados e ofereçam as mesmas condições de trabalho para os estagiários.

-

#02 Remuneração

Como todos sabem, todos os nossos programas de intercâmbios agrícolas são remunerados. E assim como as empresas, essas condições também são padronizadas, havendo um mínimo de acordo com o programa, estado do estágio e proposta recebida.

O que podemos garantir é que a bolsa auxílio ou salário que o estagiário recebe pelos meses de estágio no exterior é mais que o suficiente para o candidato conseguir se manter tranquilamente durante os meses de estágio, recuperar o investimento realizado em pouco tempo e mesmo que não seja o intuito do programa, até voltar com uma reserva para o Brasil.

Lembrando que os pagamentos são recebidos diretamente do empregador na moeda local de cada destino, sendo em dólar para os Estados Unidos, Euro no programa da Holanda e Coroas Dinamarquesas para quem optar pelo intercâmbio na Dinamarca.

-

#03 Investimento

O investimento com certeza é um dos assuntos mais importantes sobre os programas. Mas e se eu falar para vocês que a primeira etapa do processo é realizada de forma totalmente gratuita e que o pagamento das taxas adjacentes é feito em etapas de acordo com o andamento do processo?

É isso mesmo, não havendo custo nenhum, o primeiro passo para se inscrever nos programas seria a análise do currículo no exterior, onde os próprios “sponsors” do país em questão analisam a elegibilidade e qualificação dos candidatos. Caso aprovado, nós da Work&Trip garantimos uma futura colocação de acordo com os termos do programa.

A partir desta etapa, todo o investimento é realizado conforme o processo vai se avançando e de início, a única taxa que o candidato precisa se preocupar seria a da inscrição, já que todas as outras, são pagas somente após o recebimento da colocação e fechamento do contrato de trabalho. O que acaba facilitando o pagamento e dando uma segurança a mais aos candidatos.

-

#04 Visto

Apesar de cada visto ter as seus próprios termos e regras a serem seguidas dependendo do país de escolha, todos eles possuem a mesma finalidade: o estágio.

Independentemente do país em que o candidato irá realizar o intercâmbio, a permissão de trabalho/residência é vinculada com a empresa contratante e é válido pelo tempo de estágio que o candidato irá cumprir.

No caso dos Estados Unidos, o visto permite que o candidato fiquei por mais um mês após o término do contrato de trabalho para realizar turismo. Benefício este que muitos de nossos candidatos aproveitam para conhecer outros estados e pontos turísticos antes de retornarem para o Brasil.

Nós da Work&Trip possuímos um departamento específico para este assunto, que auxilia e organiza todos os documentos necessários para esta etapa de forma totalmente gratuita. Além de passar as principais dicas de entrevista para os candidatos.

-

#05 Nível de Inglês

Possuir o nível de inglês intermediário é um dos principais requisitos para todos os nossos programas de intercâmbio agrícola, mas vocês sabem o porquê isso é exigido?

Além de ser o nível que acreditamos ser o suficiente para que os candidatos consigam se comunicar de maneira tranquila enquanto realizam o estágio, ele também é um dos requisitos para o visto.

A comprovação desse nível pode ser feita através de carta, diploma e em alguns casos em específico, teste de proficiência.

Mas caso você ainda não possui este nível, não se preocupe! Além de todas essas dicas e informações que mencionei acima, tenho mais um conteúdo valioso para compartilhar com vocês: O Curso Online Inglês&Agricultura da WeTeach!

Por ser básico, compacto, direto e totalmente voltado para o setor agrícola, este material tem ajudado muitas pessoas da Agricultura e Agropecuária a alcançarem o nível intermediário e tornar este sonho de intercâmbio, uma realidade.

O curso dispõe de testes múltipla escolha após cada aula e uma carga horária no total de 120 minutos de vídeo, divididos em 18 aulas. Perfeito para em não tem tempo de se matricular em uma escola tradicional.

Para saber mais informações e acessar o conteúdo, basta clicar no banner abaixo:

-

E aí, gostaram das minhas dicas e curiosidades sobre nossos programas?

Como falei no início do artigo, este modelo de intercâmbio está crescendo e se popularizando cada vez mais, porém muitas pessoas ainda tem dúvidas de como realmente funciona. Espero que este conteúdo tenha ajudo de alguma forma e esclarecer essas questões.

Para saber um pouco mais e conversar com um de nossos consultores, basta realizar a pré-inscrição no link abaixo.

Estamos de esperando!