Para entrar no Canadá, todos os brasileiros necessitam de um visto. Seja para turismo, negócios, estudo e até mesmo para fazer transito no aeroporto (trocas de avião).

Em 2007 o governo canadense anunciou que iria facilitar a entrada de brasileiros no Canadá. A nova lei decretada foi de que os turistas brasileiros que já tivessem o visto de não imigrante dos Estados Unidos da América válido ou então que tivessem obtido o visto Canadense no últimos 10 anos poderiam solicitar o eTA (Electronic Travel Authorization).

O eTA é uma autorização que permite que os turistas façam viagens (de curto período até 6 meses) para o Canadá, quantas vezes quiserem, válido por até 5 anos. Ah, importante lembrar que com o eTA você só poderá entrar no Canadá por meios aéreos! Então se está nos seus planos ir para os EUA ou qualquer outro lugar e depois cruzar a fronteira por trem, carro, navio etc, esqueça!! Somente por aviãozinho!

O processo do eTA é super simples, rápido e barato, muito barato! O valor da autorização é em torno de 7 dólares canadenses (aproximadamente 18,00) é feito online e leva apenas alguns minutinhos para concluir! Com essa autorização você também pode usar para transitar por um aeroporto canadense.

Caso você não seja elegível para solicitar o eTA, ou seja, você não tirou um visto canadense nos últimos 10 anos e também não tem ou não quer tirar um visto americano, você poderá solicitar o visto canadense padrão (Temporary Resident Visa).

No meu caso, eu optei por fazer o visto americano e depois solicitar o eTA. Assim, ficaria com 2 vistos com o preço, praticamente de 1.

Para mais informações sobre vistos canadenses, eu aconselho entrar no site oficial do governo canadense (https://www.canada.ca/en.html) e obter as informações específicas que você precisa!

Quer saber mais sobre a minha experiência no Canadá?